Sabemos que as nossas almas querem a experiência da vida, por muito breve e dolorosa que seja. Mas isto é um pequeno conforto, especialmente quando a dor está envolvida. Haverá algum conhecimento que seja paliativo?
Sri Chinmoy: Não é conhecimento, mas sim sabedoria que é necessária. Existem umas quantas formas de vermos o sofrimento. Uma delas é sentir: “Estou a sofrer por causa da lei do karma”. Fiz algo de mau ontem ou na minha encarnação anterior, por isso agora estou a sofrer”.
Outra possibilidade é sentir: “Não fiz nada de errado, mas estou a assumir o karma dos meus entes queridos porque estou mais avançado. A minha alma está cheia de compaixão e amor pelos membros da minha família chegada, por isso a minha alma está a assumir o seu sofrimento. Não o estou a fazer conscientemente, mas a minha alma está a empurrá-lo para cima de mim”. Isto acontece com muita frequência.
Ainda outra forma é dizer: “Não estou a sofrer por causa de algo que fiz”. Estou a sofrer porque Deus quer que eu tenha esta experiência. Ele quer que eu me identifique com a humanidade sofredora e que tome o sofrimento da humanidade como o meu. Se neste momento posso conscientemente tornar-me uno com o sofrimento do resto do mundo, porque essa é a vontade de Deus, então amanhã ou depois de amanhã Deus dar-me-á outra experiência: a experiência do Seu êxtase e deleite”