Deus, podes dizer-me quantas gotas há no oceano?
Esta é a pergunta errada.
Deus, farás as lágrimas-gratidão do meu coração tão incontáveis como as gotas do oceano?
Esta é a pergunta correta.
A água tem realmente consciência, ou representa apenas consciência?
Sri Chinmoy: A água encarna a consciência; a água representa a consciência. Se alguém é um buscador muito avançado e altamente desenvolvido, para não falar de um grande Mestre, então ele forçosamente vai ver e sentir que a água encarna a consciência. A consciência pode assumir diferentes formas. A água representa a consciência para aqueles que ainda não descobriram a unicidade entre a vida finita e a Vida infinita. Eles veem que existe um grande fosso entre o finito e o Infinito. Mas eu sempre digo que o finito e o Infinito são unos da mesma forma que a gota e o oceano são um só. Gotas incontáveis compõem o oceano. Se alguém sente que a gota representa o oceano, então também sentirá que uma ou duas gotas incorporam o próprio oceano.
A degradação da terra está tão avançada neste momento que os grandes místicos, xamãs e pessoas espirituais dizem que já ultrapassámos a barreira do não retorno em relação aos oceanos, ao solo e às florestas. Qual a sua opinião?
Sri Chinmoy: Se começarmos a fazer a coisa certa, a terra pode sempre recomeçar a fazer progressos. Por causa da nossa estupidez, estamos a destruir o oceano, a transformá-lo em algumas gotas. Mas se começarmos a fazer a coisa certa, eventualmente as gotas acabarão por formar novamente um oceano. Por vezes acontece que não há flores num jardim, mas quando um jardineiro muito hábil começa a trabalhar lá começam a surgir as mais belas plantas, flores, árvores e frutos.
Qual o significado dos oceanos, rios e outros corpos de água em sonhos?
Sri Chinmoy: Um oceano significa vastidão, imensidão. A água significa consciência. Quando sonhamos com a água no oceano, significa consciência na sua imensidão, na sua vastidão. No oceano, a consciência é estática, enquanto que, num rio, a consciência é dinâmica. Um rio é movimento, movimento em direção ao destino. Quando sonhamos com um rio, temos de sentir que a consciência está a fluir para o seu destino, para o mar ou para o oceano.
Depende de nós todos os dias
Ou ficar na borda do mar-apego
Ou ficar à beira da do oceano-iluminação e depois
Mergulhar nas profundezas do oceano.
Ian Cairns (ex-campeão de surf): Quando estou a surfar, obviamente que estou a competir contra outras pessoas ou a tentar melhorar a minha abordagem em certas formas. Há muita energia a fluir, muita acumulação de força mental para tentar dar o meu melhor nas ondas. É como a meditação em matéria de concentração.
Sri Chinmoy: Sentimos que a concentração e a meditação são duas coisas diferentes. Quando nos concentramos num assunto ou objeto em particular, concentramos toda a nossa atenção nessa pessoa ou coisa. Se souberes meditar, então tornarás a tua mente calma, sossegada e tranquila. Quando vês uma onda enorme, se tens o poder da meditação, então não sentirás medo. Se tiveres paz de espírito, então certamente não terás medo das ondas do mar. De facto, dentro das ondas sentirás tranquilidade precisamente porque acalmaste a tua própria mente. É na mente que o medo existe porque a mente goza de uma sensação de separação. Tu és australiano e eu sou indiano. Isto é o que a mente diz. Mas o coração dirá que Tu e eu somos um só. Viemos de Deus, estamos em Deus e um dia tornar-nos-emos Deus.
Ian Cairns (ex-campeão de surf): Quando estamos a surfar ondas, não estamos a enfrentar as forças energéticas de outras pessoas; estamos a enfrentar a energia do oceano. Muitas vezes descobri que, através de uma abordagem mental positiva das ondas, se pode dominar a energia do oceano e todas as boas ondas virão até nós. Temos total confiança e de alguma forma sabemos que tudo irá correr bem. Isso seria algo semelhante à meditação natural?
Sri Chinmoy: Certamente! Quando estás sobrecarregado com energia infinita, então não importa o que estejas a enfrentar, não terás medo. Quando tens energia divina em medida infinita, a tua energia divina entra na onda antes de tocares nessa onda. Então a tua energia, que é ilimitada, faz imediatamente amizade com a onda. Mesmo que a onda tenha energia destrutiva, não há danos. Tu incorporas energia que é infinitamente mais poderosa do que a energia que a onda possui. Então o que acontece é que a energia destrutiva da onda se rende à energia construtiva que encarnas. E de onde é que obtiveste essa energia? Obtiveste-a diretamente da meditação.
Quando a minha mente-hesitação
Fica em terra junto à costa
Do oceano- consciência,
Apenas tenta contar
As gotas e as ondas
Do oceano
Em vez de se tornar
O próprio oceano.