Exercícios de Concentração:
O ponto
Se quiseres desenvolver o poder da concentração, poderás experimentar este exercício. Primeiro, lava o teu rosto e os olhos com água fria. Em seguida, desenha um ponto preto na parede, à altura dos olhos. Encara o ponto, mais ou menos a uns dez centímetros de distância, e concentra-te nele. Após alguns minutos, tenta sentir que, ao inspirar, na verdade a tua respiração provém do ponto, e que ele também está inspirando, recebendo a tua respiração. Tenta sentir que existem duas pessoas: Tu e o ponto preto. A tua respiração terá origem no ponto e a respiração do ponto terá origem em ti.
A pulsação da vida
Concentra-te na batida do teu próprio coração. Se quiseres fazer isso, não fiques com medo de que o coração pare ou que morras. Cada vez que ouvires o som de um batimento do teu coração, sente imediatamente ali a tua vida infinita, imortal.
Exercícios de Meditação:
A rosa-coração
De modo amável, imagina uma flor dentro do teu coração. Imagina que ela não floresceu totalmente. Ainda é um botão. Após teres meditado por dois ou três minutos, procura imaginar que a flor se abre, pétala por pétala. Vê e sente que ela está desabrochando dentro do teu coração. Depois de cerca de cinco minutos, tenta sentir que não há coração. Existe apenas uma flor dentro do teu chamado “coração”. Depois de sete ou oito minutos, sente que essa flor-coração cobriu todo o teu corpo. Ele não existe mais. Da cabeça aos pés, podes sentir o perfume da rosa.
A vastidão do céu
Mantém os olhos semiabertos e imagina o vasto céu. No começo, tenta sentir que o céu está diante de ti. Mais tarde, tenta sentir que tu és tão vasto quanto o céu, ou que és a própria vastidão celeste.
Depois de alguns minutos, fecha os olhos e tenta ver e sentir o céu dentro do teu coração. Por favor, sente que és o coração universal, e que dentro de ti está o céu em que meditaste e com o qual te identificaste. O teu coração espiritual é infinitamente mais amplo do que o céu. Portanto, podes facilmente abrigar o céu dentro de ti mesmo.
Exercícios de Contemplação:
Jogo das escondidas
Procura imaginar um ser dourado e sente que ele é infinitamente mais belo do que a criança mais bonita que já viste na Terra. Esse ser é o teu Amado Senhor Supremo. Tu és um amante divino e o ser dourado é o teu Amado Senhor Supremo.
Agora, procura imaginar que a tua existência e também a d’Ele estão no topo de uma montanha no Himalaias ou no fundo do Oceano Pacífico; escolhe o que considerares mais fácil visualizar. Uma vez que tenhas esse sentimento, sorri interiormente.
Depois de alguns segundos, sente que és o Amado Supremo e que o ser dourado é o amante divino. Será como uma brincadeira divina de escondidas. Quando te tornares o Amado Supremo, o amante divino irá procurar-te, e quando te transformares no amante divino, buscarás o teu Amado Supremo. Num momento, és o amante celestial, e no seguinte és o Amado Supremo.
Como poderás ter sucesso na tua vida exterior se não tens o poder da concentração? Como poderás progredir na tua vida interior se não tens a paz da meditação?
O que é a Meditação | O Valor da Meditação | Preparação para a Meditação | Meditação para Desportistas