A ignorância e o conhecimento são tomados de surpresa quando descobrem que têm o mesmo professor: experiência. A experiência é o resultado de um ato de ignorância ou de um ato de conhecimento, então como pode a experiência ser o professor da ignorância e do conhecimento? Quando fazemos algo errado, temos uma experiência; isto é o resultado de uma ação errada. Quando fazemos algo certo ou divino, também temos uma experiência; isto é o resultado de uma boa ação. A experiência é o resultado de uma ação, mas torna-se o professor da ação seguinte. A experiência é como um Mestre espiritual, uma alma realizada. Passou tanto pela ignorância como pelo conhecimento e está para além tanto da ignorância como do conhecimento. A experiência conduz a ignorância e o conhecimento a uma luz mais elevada.
Nos Upanishads é dito “Aquele que conhece e compreende o conhecimento e a ignorância como um só, através da ignorância passa para além do domínio da morte, através do conhecimento alcança uma Vida eterna e bebe profundamente a Luz da Imortalidade”.
Como podem a ignorância e o conhecimento estudar em conjunto? Neste mundo da relatividade, é muito fácil. No nosso Centro há alguns buscadores avançados e espiritualmente experientes que iniciaram a sua viagem espiritual em encarnações anteriores. Há também alguns que se lançaram no caminho espiritual pela primeira vez há alguns anos atrás. Há ainda outros que começaram apenas há seis meses ou quatro meses. E há alguns aqui hoje que ainda não entraram no caminho espiritual, embora acabem por o fazer. Em termos de realização espiritual, qual é a posição de cada indivíduo? Um é sem dúvida, o melhor e o outro é sem dúvida, o pior. Sou apenas um professor; mas quando falo, cada um destes buscadores receberá luz da minha voz, da minha presença e da minha consciência, de acordo com a sua capacidade e receptividade individual.
Deus é a verdadeira experiência; recebemo-lo de acordo com a nossa própria capacidade e recetividade. A recetividade está dentro, a capacidade está fora. Quanto mais pudermos receber, maior capacidade teremos de manifestar a Sua Luz aqui na terra.
A ignorância não vê luz e verdade em tudo. O conhecimento vê, sim, luz e verdade em tudo e em todos. Esta luz e verdade uma pessoa pode ter em medida infinitesimal e outra pode ter em medida infinita. Cada ser humano está cheio de ignorância, mas alguns têm mais do que outros. Libertar-se das malhas da ignorância não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso entrar na vida espiritual. Espiritualidade é a resposta.
Chega uma altura em que se tem de ir além da dualidade, para além da ignorância e do conhecimento. Quando se atinge o mais alto, vê-se que o mais alto abrange tanto a escuridão como a luz e, ao mesmo tempo, transcende tanto a escuridão como a luz. O Mais Elevado é o Além que sempre transcende.