A consciência é a centelha de vida que liga cada um de nós à Vida Universal. É a nossa consciência que nos liga a Deus. É o elo entre Deus e o homem, entre o Céu e a Terra. É o fio que nos coloca em sintonia com o universo. Se queres voar para o Transcendental, precisas do fio da consciência.
A consciência está sempre ligada à alma. Mas aquilo a que nós, na vida humana, chamamos consciência não é de todo a consciência real; é um mero sentimento. Quando nos apercebemos de algo subtil que não conseguimos definir, chamamos consciência a essa nossa perceção; na verdade, não é de todo, consciência real. É antes um desejo muito subtil. Entramos nele e imediatamente sentimos que é a nossa consciência. Mas a consciência real é a Luz que liga o Céu e a Terra. O próprio Céu está na nossa consciência. A consciência e a alma nunca podem ser separadas, enquanto que o corpo pode ser facilmente separado da alma e também da consciência. Quando usamos o termo “consciência física”, estamos a referir-nos à consciência finita. É uma porção da Consciência infinita que entrou no físico grosseiro e agora é possuída e utilizada pelo próprio físico. O mesmo pode ocorrer com a consciência vital e a consciência mental. Mas a Consciência divina é a vasta união que abriga o silêncio e o poder. Quando abriga o silêncio, abriga a sua própria e verdadeira forma. Quando abriga o poder, manifesta a sua realidade interior.
Consciência e pensamentos são a mesma coisa?
Não. Tomemos a consciência como uma mesa e os pensamentos como moscas. As moscas estão constantemente a pousar na mesa, ou a procurar e a voar de um sítio para outro. A mesa não será permanentemente afetada, mas tem de ser limpa. Agora, como é que limpam a consciência? Limpam-na com a luz do vosso coração.
Qual a relação entre alma e consciência?
A alma pode ser tomada como uma camada de gelo, e a consciência como a água.
Alguém novo na meditação pode facilmente dizer se a sua consciência está a subir, estável ou a descer. Se sentes pureza dentro do teu coração, dentro de todo o teu ser, então a tua consciência está estável. Se sentes sinceridade, então a tua consciência está a subir. Mas se fores vítima de dúvidas em relação ao que estás a sentir ou a observar, então a tua consciência está a cair.