A concentração é a forma mais segura de alcançar o objetivo. O objetivo pode ser a Realização de Deus, pode ser o sucesso num campo material, pode ser apenas a realização dos desejos humanos. É a concentração que atua como uma seta e entra no alvo. Um verdadeiro aspirante, um devoto, mais cedo ou mais tarde adquire o poder de concentração quer pela Graça de Deus, quer através da sua prática constante da vida interior ou por aspiração. A concentração é um verdadeiro herói divino em cada aspirante. Cada aspirante pode declarar e proclamar que tem um herói divino, um soldado divino dentro dele. E quem é esse guerreiro divino? É a sua concentração. Portanto, se alguém quiser alcançar ou completar um objetivo em qualquer etapa da vida, quer seja a viagem humana, terrestre em direção à emancipação ou a viagem da alma em direção à realização absoluta, então eu quero dizer que a concentração é a resposta. A concentração é o verdadeiro orgulho divino do aspirante.
Se estás a começar a meditar, começa por desenvolver o poder de concentração. Caso contrário, no momento em que tentas tornar a tua mente calma e vazia, milhões de pensamentos invulgares entrarão em ti e não serás capaz de meditar nem por um segundo. Se conseguires concentrar-te durante alguns minutos todos os dias antes de entrar em meditação, isso elimina os obstáculos e ajuda-te a fazer progressos rápidos.
Concentração significa vigilância interior e alerta. Quando nos concentramos, somos como uma bala a entrar em algo ou somos como um íman a puxar o objeto de concentração na nossa direção. Nessa altura, não permitimos que qualquer pensamento entre na nossa mente, quer seja bom ou mau. Na concentração, a mente inteira tem de estar concentrada num determinado objeto ou assunto. Se estivermos concentrados numa flor, tentamos sentir que nada mais existe em todo o mundo a não ser nós próprios e a flor. A concentração não é uma forma agressiva de olhar para um objeto. Longe disso! Esta concentração vem diretamente da alma, da vontade-poder indomável da alma.
Muito frequentemente ouço aspirantes dizerem que não se podem concentrar por mais de cinco minutos. Ao fim de cinco minutos, ficam com dor de cabeça ou a sua cabeça está em chamas. Porquê? É porque o poder da sua concentração vem da mente intelectual, ou, pode-se dizer, da mente disciplinada. A mente sabe que não deve vaguear; esse é o conhecimento que a mente tem. Mas para que a mente seja utilizada corretamente, de uma forma iluminada, então a luz da alma tem de entrar nela. Quando a luz da alma entra na mente, é extremamente fácil concentrar-se em algo durante horas e horas. Durante este tempo, não pode haver pensamentos, dúvidas ou medos. Nenhuma força negativa pode entrar na mente se esta for sobrecarregada com a luz da alma.
Quando te concentras, é preciso sentires que o teu poder de concentração vem do centro do coração e depois sobe para o terceiro olho. O centro do coração é onde se encontra a alma. Quando se pensa na alma, neste momento, é melhor não formular nenhuma ideia específica sobre ela ou tentar pensar no seu aspeto. Apenas pensarás nela como o representante de Deus ou como luz e deleite sem limites. Assim, quando te concentras, tenta sentir que a luz da alma vem do coração e passa através do terceiro olho. Então, com esta luz, entras no objeto de concentração e identificas-te com ele. A fase final de concentração é descobrir a verdade última escondida no objeto de concentração.