Andrea Marcato vence a Ultra mais longa do Mundo
Um parque em Salzburgo, no meio dos Alpes austríacos, foi o palco, em 2020, da corrida mais longa do mundo: 3.100 milhas (4.988 quilómetros) em apenas 52 dias, ou seja, mais de duas maratonas por dia.
Após 23 edições em Nova York, a corrida aconteceu este ano no parque “Glanspitz” de Salzburg, conhecido mundialmente como a cidade natal do compositor Wolfgang Amadeus Mozart.
O italiano Andrea Marcato foi o grande vencedor da “The Self-Transcendence 3100-Mile Race”, a Ultra com mais quilómetros do mundo.
Andrea Marcato correu as 3.100 milhas em 43 dias e 12h07, um novo recorde para um estreante na prova, embora o recorde da distância esteja na posse do finlandês Ashprihanal Aalto, que, em 2015, correu em 40 dias e 9h06.
O Básico da Corrida
Auto Transcendência
O criador desta corrida, o guia espiritual e professor de meditação indiano, Sri Chinmoy, queria oferecer aos seus discípulos um desafio de autoaperfeiçoamento que os obrigasse a ir além do que é considerado possível para o corpo humano .
Os números são incríveis: os participantes devem correr 3.100 milhas, ou seja, 4.988 quilómetros, no máximo de 52 dias, dando voltas e mais voltas no mesmo circuito, que abre às 6 da manhã e fecha à meia-noite. Em dias alternados, eles podem mudar a direção da viagem.
Muitos dos que correm, como foi o caso dos cinco participantes deste ano, também são discípulos de Sri Chinmoy.
Os atletas veem o evento como “o culminar de sua jornada espiritual pessoal”, segundo palavras de Smarana Puntigam, membro da Sri Chinmoy Marathon Team e vice-diretor da prova.
É por isso que é surpreendente que, depois de concluí-la, a maioria repita a tentativa. O próprio Puntigam já correu dez vezes, embora esclareça que só conseguiu terminar duas delas.
“É como viver uma vida inteira”, afirma o atleta. “A quantidade de emoções que experiencias e o esforço físico envolvido … Quando terminas, todos os teus problemas parecem menores e sentes-te outra pessoa”, acrescenta.
A Dimensão Física
A corrida ocorre anualmente durante um período de 52 dias. Tradicionalmente, começa no terceiro domingo de junho e termina no início de agosto, com os corredores a percorrerem um circuito de 0.8815986 km em Jamaica, Queens, Nova York. Em 2020, a corrida teve de ser cancelada em Nova York, e foi transferida para Salzburgo, na Áustria.
O percurso é plano e tem um ponto de apoio com posto de socorro e abastecimentos.
Concebida como uma jornada física e espiritual, a corrida permite que os atletas se testem um formato diferente de qualquer outra ultramaratona. Para cumprirem a sua meta de 3.100 milhas (4.988 quilómetros) em 52 dias, eles devem fazer uma média de 95,9 kms por dia.
Os corredores começam às 6h da manhã e correm por períodos prolongados ao longo do dia, fazendo pausas conforme necessário. Se quiserem, podem continuar até às 00:00, ou seja, podem estar a correr durante 18 horas por dia.
Abundantes refeições vegetarianas e lanches são preparados ao longo do dia e servidos no ponto de apoio e contagem de voltas. Cada corredor pode optar por descansar ao longo do dia, existindo para esse efeito uma carrinha onde eles podem dormir. A atenção da equipa organizadora, Sri Chinmoy Marathon Team, aos detalhes significa que cada corredor tem tudo aquilo que precisa, incluindo um ambiente limpo e seguro e muitos líquidos para se manter hidratado. Os corredores têm, caso pretendam, os seus próprios ajudantes que lhe dão todo o apoio necessário.
A Dimensão Espiritual
O aspeto da auto transcendência é particularmente importante nestas corridas longas. Na nossa experiência como corredores, sabemos que chega um momento na corrida em que as proezas físicas atingem o seu limite. Para continuar, o corredor deve confiar na sua própria determinação interior, para aceder ao poder espiritual infinito que está dentro de cada um de nós e a que Sri Chinmoy chama de alma.
Para os corredores que são alunos de Sri Chinmoy, a Corrida das 3.100 Milhas representa uma afirmação dos seus ensinamentos sobre auto transcendência, uma oportunidade de manifestar o potencial oculto da alma de uma forma prática e dinâmica.