Questão: Como é que podemos desenvolver o nosso poder intuitivo?
Sri Chinmoy: Podemos desenvolver o nosso poder intuitivo rapidamente se soubermos o que é realmente o poder intuitivo. O poder intuitivo é a luz da nossa alma.
O corpo é como uma casa. Temos uma casa com várias divisões. Cada divisão tem uma parte da tua própria vibração. Podes não passar a maior parte do teu tempo na cozinha, mas só porque vais à cozinha para comer, ela tem a tua vibração. Cada divisão em que passas o tempo tem alguma vibração tua, mas há uma divisão em particular onde passas a maior parte do teu tempo, e essa divisão tem a tua vibração em maior grau.
É a mesma coisa com a alma. A alma está dentro do corpo; é por isso que ainda estás vivo. Se o pássaro da alma voar para longe, morrerás. A consciência, a luz da alma permeia todo o teu corpo. A luz que a alma emana é encontrada desde a sola dos pés até ao topo da cabeça. Mas há um lugar específico onde a alma vive e está sempre disponível, que é no mais íntimo do teu coração. Quando rezamos e meditamos, se tentarmos entrar no coração ou fazer sobressair o coração, podemos facilmente desenvolver o nosso poder intuitivo.
Ou, podes tentar sentir na tua existência exterior que tu nada mais és que o coração. Em tudo o que reclamas como teu, em todas as partes do teu corpo, sente apenas a realidade do coração. Se pensares nas tuas orelhas, sente que estas duas orelhas não são mais do que um reflexo do próprio coração. Se olhares para o teu dedo, pensa que ele é uma expressão do teu coração. O coração significa amor e união. Quando pensas na unicidade, quando sentes a união do teu corpo com o teu coração espiritual, tornas-te a realidade universal. Quando te tornas na realidade universal, quando reclamas esta realidade como tua, verás que a realidade universal precisa de algo para se revelar, para se manifestar, para se realizar, e isso é o poder intuitivo. Se conseguires concentrar a tua atenção no coração com alma e devoção, então desenvolverás lenta, constante, confiante e infalivelmente o poder intuitivo.