O passado

Created

Como é que podemos apagar o passado?
Sri Chinmoy: Quando usamos a palavra “apagar”, pensamos num quadro negro. É como se tivéssemos desenhado algo muito mal e ninguém estivesse a apreciar a nossa obra de arte, pelo que queremos apagá-la. Mas não temos de apagar o passado. Temos apenas de esquecer o passado e seguir em frente.

O vosso passado não vos pode arrastar para lado nenhum. É o presente que pode guiar o teu passado com amor ou rejeitar o teu passado com veemência.

Não devemos pensar em fugir ao nosso passado.
Mas temos de ousar desafiar o passado.
E ir muito, muito além do domínio do passado.

Pensar no passado É de facto uma tarefa dolorosa. Carregar o passado É de facto um fardo infrutífero.

Não olhes para trás! Não penses no passado! Não desperdices o teu precioso tempo! Se és todo voltado para o passado, então todas as desgraças do passado perseguir-te-ão em direção ao tigre devorador da noite-ignorância.

As experiências do passado ajudam-nos a compreender a nossa situação atual?
Sri Chinmoy: Eu digo sempre que o passado é pó, o passado é pó. E quero repetir a mensagem de que o passado é pó. Deixem o passado ser enterrado no esquecimento. O passado não deu a nenhum de nós a realização, a realização de Deus. É o presente que dará a cada um de nós a nossa auto-realização. É a mensagem do amanhã dourado que entrará no presente e mudará as nossas vidas interior e exteriormente.