Religião

Updated

Como é que a espiritualidade pode escapar aos limites da religião?

Sri Chinmoy: Nós conhecemos algumas religiões: Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo e assim por diante. Cada religião tem a sua própria forma de se expressar em relação ao Uno ilimitado. Mas, infelizmente, a expressão em si é limitada. A religião é apenas uma casa, e ninguém pode afirmar que a sua casa tem tudo. Podemos comprar mais móveis e outros itens, mas o comprimento e a largura da casa permanecerão sempre os mesmos.

No entanto, quando aceitamos a vida espiritual, a nossa religião torna-se o nosso amor a Deus. E quando amamos Deus, tudo dentro de nós se expande. Nessa altura, não sentimos que o nosso corpo está limitado a alguns metros de altura; não, estamos a ver a expansão do corpo. Estamos também a ver a expansão do nosso vital, da nossa mente, de todo o nosso ser. O nosso amor a Deus é a expansão contínua de toda a nossa realidade.

O amor a Deus é a única religião verdadeira, a única religião que um verdadeiro buscador deve praticar. Haverá alguma religião que nos diga para não amarmos Deus? Mas o problema da religião é que ela procura limitar o nosso amor a Deus. A religião dirá: “Só se amares Deus como eu amo Deus é que estás a fazer a coisa certa”.

Mas o amor de Deus não é assim. Se eu amar Deus, Deus dir-me-á: “Porque é que só há rosas no jardim da religião? Também pode haver outras flores”. Uma pessoa virá e apreciará a rosa, e outra pessoa virá e apreciará outra flor. Por isso, temos de amar Deus de todas as formas possíveis – através do que dizemos e do que fazemos, através de uma constante doação a todos os níveis da nossa consciência.

O que queremos da religião é alegria. A religião não nos está a dar alegria porque, consciente ou inconscientemente, está a tentar exercer a sua supremacia. Mas se apenas amarmos Deus, então sentimos uma alegria tremenda. Eu sinto alegria por amar Deus e tu sentes alegria por amar Deus.

Perguntaste como é que a espiritualidade pode escapar aos limites da religião. Fugir não é a palavra correta. O que é preciso não é fugir, mas sim iluminar. E só podemos iluminar a religião amando Deus à maneira de Deus.

Onde está Deus e porque é que eu não consigo vê-lo?(Pergunta de uma criança de 6 anos de idade)
Sri Chinmoy: Deus está em todo o lado, mas passa a maior parte do tempo está dentro do teu coração. Na tua casa ou apartamento há muitas divisões, mas passas a maior parte do teu tempo na sala de estar ou na sala de meditação ou noutro lugar qualquer. Da mesma forma, Deus pode ser encontrado em todo o lado, mas o Seu lugar preferido, onde Ele passa a maior parte do tempo, é dentro do teu coração.
Como é que O podem ver? Basta olhar para um espelho e tentar sentir que a pessoa que estás a ver é Deus e mais ninguém. A pessoa que estás a ver no espelho é definitivamente Deus!