AVATAR

Updated

Infelizmente, no mundo ocidental, a palavra “Avatar” não é compreendida. Talvez sejam necessários alguns anos ou mesmo séculos para compreender a palavra “Avatar” – perdoem-me por ser tão franco. Há algumas palavras que são tão significativas e profundas, e na consciência espiritual são tão difíceis, que uma pessoa comum nunca as compreenderá. A palavra “Avatar” é uma dessas palavras, talvez a palavra mais difícil. Sabe-se como soletrá-la, mas para perceber a natureza mais elevada do Avatar é preciso tornar-se quase um santo espiritual.

Sri Krishna era um Avatar, mas apenas cinco pessoas o reconheceram. Sri Ramakrishna era um Avatar, e muito poucas pessoas o reconheceram. O Cristo era um Avatar, mas muito poucas pessoas o reconheceram.

É possível reconhecer um sábio, um santo ou um iogue. Mas um iogue é infinitamente superior a um sábio ou a um santo. Yogi significa aquele que está unido com o mais elevado. Mas um Avatar é um descendente direto de Deus, uma porção encarnada de Deus que opera constantemente e simultâneamente no mais elevado e no mais baixo. Os iogues mantêm um certo nível elevado, e aí operam. Se descerem desse nível para elevar a humanidade,  podem não conseguir atuar e por vezes são apanhados nesse nível ficando perdidos. No caso de um Avatar, ele pode permanecer no nível mais alto bem como no mais  baixo e quando opera no nível mais baixo, não é afectado por ele.

Quando há um Avatar na terra, ele encarna a consciência de todos os outros Avatares que vieram ao mundo. Quando Sri Ramakrishna estava no seu leito de morte e Vivekananda, o seu mais querido discípulo, estava a duvidar dele mesmo no último momento, nessa altura ele disse: “Aquele que é Rama, aquele que é Krishna, de uma forma é Ramakrishna”.

Cristo,  Buda, Sri Krishna e todos os grandes Mestres espirituais vieram da mesma Fonte divina. Se dissermos que Cristo é o único Salvador, então imediatamente um dos discípulos de Krishna dirá: “Não, Krishna é o único Salvador”. Aqui começa o problema. Devemos sentir que o Supremo é o único Salvador. Foi Ele que entrou na forma a que chamamos Cristo. Ele entrou na forma de Krishna, em Ramakrishna, e assim por diante. Desta forma, vamos todos para o Supremo. O supremo é o Supremo. Tal como nós, Krishna, Buda e todos os Avatares vieram d’Ele, e todos nós temos de ir até Ele.