A alma de cada pessoa tem sua própria forma de meditar. A minha técnica de meditação não se aplicará a ti, e a tua maneira de meditar não se aplicará a mim. Se não tens um Mestre Espiritual que possa de guiar-te, então tens que buscar e ir fundo no teu interior e obter a tua forma de meditação, nos mais íntimos recessos de seu coração.
Durante a meditação, o nosso coração atinge a verdadeira realização da Verdade. Após pararmos de meditar, a nossa mente imediatamente nos diz algo diferente. Ela diz, “Não, esta mensagem não pode estar certa.” A mente tem a sua própria realização, a qual pensa ser melhor e mais proveitosa do que a realização do coração. Mas, é possível que a realização, aparentemente, menos proveitosa das duas seja, na verdade, a realização mais elevada.
Se queres lançar-te na vida interior de aspiração, a vida da alma, então, precisarás de um professor que possa ensinar-te a concentrar, meditar e contemplar. Até que consigas um professor, podes não ter certeza sobre a mensagem que a tua voz interior te oferece. Começa por ler textos e livros espirituais. Esses livros vão instruí-te sobre como disciplinar a tua vida, até certo ponto. Mas, se queres seguir até ao fim da estrada e atingir a tua Meta interior, então precisas da verdadeira meditação.
Se tens um professor que é uma alma realizada, o seu olhar fixo silencioso ensina-te a meditar. Um Mestre não tem de explicar exteriormente como meditar, ou dar uma técnica específica de meditação. Ele simplesmente meditará em ti e internamente te ensina como meditar. A tua alma entrará na alma dele e, com ela aprenderá.